quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Município Verde: Vacaria

O Município: Vacaria é um município brasileiro do Nordeste do Rio Grande do Sul. Também é conhecida como a Porteira do Rio Grande do Sul e a Capital Brasileira dos Triciclos, título obtido em 2009. Está a uma altitude de 971 metros. Sua população é de 62.831 habitantes, conforme estimativa do IBGE/2009. A área total do município é de 2105,6 km².

Além das atrações naturais representadas pelos belos cenários, como o Vale do Rio Pelotas e o Parque das Cachoeiras, Vacaria possui outros atrativos culturais interessantes, e é palco do Rodeio Crioulo Internacional, uma das mais importantes manifestações folclóricas e culturais gaúchas. No parque onde acontece a festa existe 4 hectares de mata preservada totalmente e 6 hectares de mata preservada com uso.

O clima é subtropical (ou temperado), de verões amenos, com temperatura máxima média 25°C e mínima média de 15°C. No inverno, mais frio pela altitude, a temperatura máxima média fica em torno de 16°C e a mínima média em torno de 7°C. Durante o inverno, são comuns as geadas, e a queda de neve é ocasional. Numa rara nevasca ocorrida na cidade foi registrado o recorde de acumulação de neve no Brasil, com 2 metros de espessura, em 7 de agosto de 1879.
É bonito ver as araucárias, do campo da araucárias, se alçando nos campos de vacaria. Remanescem significativos conjuntos deste marco paisagístico no município.
No Parque das Cachoeiras, você encontra um lugar é lindo, dentro de uma filosofia de turismo sustentável. O local é ótimo para fazer piquenique e tomar um banho de cachoeira. Fica há uns 20 km do centro da cidade. E o caminho para chegar lá é ladeado por grandes cultivos de maçãs. E quem sabe você ainda poderá encontrar animais nativos, como bugios, veados, entre outros.


A área de preservação permanente, Vale da Capitulina, foi tombada pelo Decreto Estadual nº 33.127/89 e é uma das últimas reservas florestais ainda intactas, onde estima-se existirem 30 mil pinheiros de araucária, além de xaxins multisseculares contendo córregos de águas límpidas e cristalinas. No local também existem duas lindas quedas d'água com 9 metros e 12 metros.

Destaque Ambiental: No galpão crioulo da Rasip, empresa de produção de frutas e lacticínios, construído no parque do rodeio, foi preservada uma Canela. A árvore emerge bonita por sobre o telhado do galpão, construído ao seu redor. "Esta preservação se deu em 1992. Ao construímos nosso galpão no parque dos rodeios, tratamos de preservar a árvore existente no local onde pretendíamos construir. Assim construímos nosso palco de apresentações ao redor do tronco da árvore. Lá se vão 18 anos e árvore (uma canela) continua viçosa. Abraços!" Nestor Rigoni.


O município possui uma Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e, no Departamento de Meio Ambiente, há uma seção específica de educação ambiental, que trabalha com a população em geral e ainda incentiva boas práticas conservacionistas nas empresas locais.

Carência Ambiental: Segundo o Departamento de Meio Ambiente do município, em Vacaria há problema de rede de esgoto sanitário. Os esgotos cloacal e pluvial não possuem separação absoluta, se misturam e são descartados na natureza juntos. Porém, o município esta implantando o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, no qual serão resolvidas as questões de esgoto, de resíduos sólidos, de rede de água e de drenagem urbana pluvial, além da implantação de cinco estações de tratamento de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie. Aqui é o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...